Prof. Carlos Augusto Soares – 5º Dan

Dir. Técnico do K.C.P

Estilos e Organizações

Faixa Preta TRanparente fundo

Estilos e Organizações

 

Muitas pessoas confundem estilos com Organizações. Estilo são as características e habilidades desenvolvidas em cada estilo, como o Shotokan, o Wado-Ryu, e Shito-Ryu, Kyokushin Kai entre outros. Com golpes e nomenclaturas diferenciados. Esses vários estilos que temos no Karate, é devido a cada famíla colocar mais as características que o faziam um temido guerreiro. Pessoas com morfologia mais Lee, desenvolviam golpes mais rápidos, os de pesada conformação física desenvolviam grandes bloqueios e assim por diante, contribuindo assim para os vários estilos que conhecemos.

Já Organizações, são Confederações e Federações que regem o desporto (em específico aqui o Karate), cada uma respeitando seus estatutos e regras de competição. Entre as mais conhecidas aqui no Brasil, são a Tradicional, Oficial (antiga WUKO) e a Inter-Estilos. Em todas elas vários estilos de lutas estão associados á elas. No Karate Oficial, em que faço parte, os estilos associados são: Shotokan-Ryu, Wado-Ryu, Shito-Ryu; Goju-Ryu e Ishin-Ryu.

Vanho abaixo para melhor esclarecer os leitores, uma nota na ÍNTEGRA, da Assessoria de imprensa da C.B.K.

NOTA DA C.B.K.

 Esclarecimento à Sociedade Brasileira Sobre a Situação do Karate

Em razão da participação da modalidade karate nos Jogos Panamericanos, esta Confederação tem recebido diversas consultas de atletas pertencentes a outras organizações de karate, indagando porque eles não podem participar dos Jogos Pan Rio 2007, se os mesmos, também, são praticantes de karate.Com a finalidade de dirimir dúvidas e alertar a opinião pública, a Confederação Brasileira de Karate (CBK), vem esclarecer a realidade do karate no Brasil, uma vez que existem inúmeras Organizações se intitulando dirigentes da modalidade Karate, confundindo assim a opinião pública e a sociedade brasileira.

A Confederação Brasileira de Karatê (CBK) é a única entidade no Brasil credenciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro para administrar o Karate em nosso País. Esclarecemos também que a 109º sessão do COI realizada em 19 de junho de 1999 reconheceu, em definitivo, a Federação Mundial de Karatê (WKF) como a única entidade dirigente do karate mundial.

O Karate Oficial é aquele que segue as normas Internacionais e está filiado a World Karate Federation (WKF). Esta entidade tem 174 países filiados, com mais de 55 milhões de praticantes em todo o mundo, além de fazer parte da elite mundial do esporte, por ser oficialmente reconhecida pelo COI e fazer parte do Circuito Olímpico do qual constam os Jogos Continentais. Portanto, quando outras organizações de karate divulgam indevidamente que o seu karate é oficial, confundindo assim a opinião pública, é nosso dever e obrigação desmentir tal divulgação e esclarecer a verdade dos fatos ao público em geral.

Agora não cabem mais dúvidas, tão pouco questionamentos, porque:

Somente atletas federados à CBK puderam participar das seletivas para os Jogos Panamericanos;

A CBK é a única entidade que representa o Brasil oficialmente nas competições internacionais como Jogos

Sulamericanos, Jogos Panamericanos e Jogos Mundiais (World Games);

As graduações de Faixa Preta podem serão reconhecidas em qualquer lugar do mundo, se outorgadas pelas

Confederações e Federações internacionais filiadas a WKF.

DAS ENTIDADES OFICIAIS E CIRCUITO DE COMPETIÇÕES DO KARATE

 

* Confederação Brasileira de Karate; CBK

Fundada em 11 de setembro de 1987, é a Entidade Nacional de Administração do Desporto Karate (representante de 26 federações estaduais), está filiada a WKF (World Karate Federation) e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de reconhecida através da Portaria nº 551 do Ministério da Educação (10/11/1987), como entidade de direção nacional da modalidade, com competência na área do desporto de sua própria denominação. A CBK promove os campeonatos nacionais, bem como seletivas para formação da seleção brasileira; outorga e registra as graduações superiores dos praticantes vinculados as suas filiadas; realiza cursos de arbitragem e de aperfeiçoamento técnico; participa de campeonatos da Confederación Sudamericana de Karate (CSK), de Panamericanos/PKF, Mundial/WKF, Jogos Sulamericanos, Jogos Panamericanos e Jogos Mundiais; entre outras atribuições conferidas pelo seu regulamento e estatuto e das Entidades. Superiores.

* Confederación Sudamericana de Karate – CSK

É a entidade dirigente da modalidade karate na América do Sul, reconhecida pela ODESUR e pelos Comitês Olimpicos da região, responsável pela realização dos Campeonatos Sulamericanos e participa dos Jogos Sulamericanos.

* Panamerican Karate Federation; PKF

É entidade continental de administração do karate na América, reconhecida pela ODEPA e por todos Comitês Olímpicos do continente, responsável pela organização dos Campeoantos Panamericanos e participam dos Jogos Panamericanos.

* World Karate Federation – WKF

É entidade mundial de administração do esporte karate; fundada em 1970, com o nome WUKO (União Mundial das Organizações de Karatê). A Federation Mondiale de Karate / World Karate Federation (FMK ou WKF), é reconhecida pelo COI; Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização dos Campeonatos Mundiais de Karate e pelos Campeonatos Mundiais Universitários de Karate, participa dos Jogos Mundiais (World Games) e dos Jogos Continentais dos cinco continentes.

 

Das Organizações Olímpicas As Quais O Karate Da América Está Vinculado:

– ODESUR; Organización Deportiva Sulamericana.

– ODEPA; Organización Deportiva Panamericana

– COI; Comitê Olimpico Internacional.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBK

ESPERO TER SANADO AS DÚVIDAS Á REPEITO…

OSS

Logo Carlão

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *