Prof. Carlos Augusto Soares – 5º Dan

Dir. Técnico do K.C.P

Origem do Tigre Shotokan

A Origem do Tigre Shotokan

 

Tigre Shotokan

Não há um praticante de Karate Shotokan que não reconheça esse símbolo quando o vê. Ele simboliza o estilo SHOTOKAN. Tenho certeza que como eu, muitos perguntam da sua origem e significado, e por isso venho aqui esclarecer seu desenho no nosso estilo tão querido e mais praticado de karate no mundo.

 O tigre foi pintado por um grande artista japonês, Hoan Kosugi. Este artista é considerado um dos maiores impulsionadores do karate no Japão, tendo sido uma das pessoas que convencerão o mestre Funakoshi a transmitir os seus conhecimentos sobre esta arte.

 Hoan Kosugi não só convenceu o mestre Funakoshi a ensinar karate, mas também o levou a escrever um livro para que deste modo os seus conhecimentos ficassem registrados. É na seqüência deste livro, “Karate-Do Kyohan”, que Kosugi pinta o tigre [Toro (tigre) No Maki (rolo ou enrolado)], o qual é oferecido ao grande mestre para servir de ilustração na capa do seu livro representando força e coragem.

Para finalizar as letras junto à cauda do tigre, que muitos se interrogam sobre o seu significado, é a assinatura do artista. Espero que assim tenha “matado a curiosidade”  de vocês.

OSS!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *